Em serviço com o US Army e
com outras armas aéreas em todo o mundo, atualmente com cerca de 1.170 unidades
operacionais, o helicóptero pesado CH-47 Chinook é um verdadeiro "cavalo
de trabalho" (workhorse) dos exércitos modernos, tendo ganho esta fama por
sua soberba perfomance na Guerra do Vietnã, desde então sendo objeto de
diversas modernizações e contínuos aperfeiçoamentos. Desenvolvido a partir do
provado conceito Vertol de dois rotores em tandem, o protótipo do Chinook ainda
com a designação V-144 fez seu primeiro vôo em
setembro de 1961 e o primeiro CH-47A foi entregue ao Exército americano
em agosto do ano seguinte. Com a montagem das turbinas na parte superior
traseira da fuselagem e pela colocação dos dois rotores de três pás em
estruturas à frente e atrás, também acima da cabine, a deixam completamente
livre para transportar tropas, cargas variadas ou pequenos veículos. A cabine
com um volume de 43 m³ pode acomodar dois veículos Humvee ou um veículo e um
obuseiro de 155 mm. A rampa traseira combinada com uma leve inclinação da
fuselagem torna o serviço de carga e descarga extremamente simples e rápido, um
fator importante para operações de combate sob fogo inimigo. Impulsionado por
duas turbinas Textron Lycoming T55-L712, com potência unitária de 2.796 hp, o
Chinook pode transportar internamente até 55 soldados ou cerca de 14 toneladas
de equipamentos, com possibilidade de transportar cargas externas de até 12
toneladas, em três ganchos sob o assoalho. A reserva de potência é tal que
apenas uma turbina pode manter girando os dois rotores em caso de falha da
outra turbina. Seus rotores são contra-rotativos, dispensando o uso de rotor de
cauda, e as pás de fibra de carbono de ambos giram de forma sincronizada, com
uma inclinação de 60º entre elas. A tripulação normal é composta por dois
pilotos e um mestre de carga, que têm à sua disposição um cockpit avançado com
telas de cristal líquido multi-função e equipamentos de navegação totalmente
digitais, sendo compatíveis com o uso de óculos de visão noturna. A suíte de
comunicações inclui sistemas HF/UHF resistentes a interferência e um
interrogador IFF (amigo ou inimigo) AN/APX-100. Os sistemas de contramedidas
eletrônicas variam de acordo com as versões, podendo incluir o ATK AN/AAR-47
(alerta de aproximação de mísseis), o interferidor ITT ALQ-136(V) ou o Raytheon
APR-39A (alerta radar). O Chinook MH-47E, versão para as forças especiais, está
equipado com um avançado radar AN/APQ-174A que incorpora as funções de vôo com
acompanhamento do terreno, alcance de armas ar-superfície e mapeamento do solo,
além de um sistema FLIR AN/AAQ-16 instalado no nariz da aeronave. Sua
versatilidade permite que seja utilizado em diversos tipos de missões tais como
lançamento de paraquedistas, evacuação aeromédica, operações SAR e C-SAR, ajuda
humanitária e apoio aéreo. Mais de 160 helicópteros Chinook CH-47D participaram
das campanhas americanas "Operação Desert Shield" e "Operação Desert
Storm".
O US Army e a Guarda
Nacional possuem um total de 480 unidades do CH-47D, mas a maioria já está
sendo modernizada para o padrão CH-47F, além de uma encomenda de 109 unidades
novas de fábrica. As forças especiais operam 36 aeronaves nas versões MH-47D e
MH-47E, atualmente em processo de modernização para a versão MH-47G. Fabricado
pela Boeing, o Chinook foi exportado para Argentina, Austrália, Canadá,
Grã-Bretanha, Espanha, Noruega e Holanda. Também foi produzido sob licença no
Japão pela Kawasaki e na Itália pela Agusta Westland, esta última autorizada a
exportá-lo para Egito, Grécia, Irã, Líbia e Marrocos. Do Vietnã até a Guerra do
Golfo, o Chinook CH-47 tem sido o helicóptero pesado de maior sucesso do
Ocidente. Rápido, potente, com amplo espaço interno, ele pode fazer o que
outros helicópteros não podem: transportar pesados canhões, veículos blindados
e até mesmo outros helicópteros. Com constantes melhorias em termos de
motorização e aviônica, o CH-47 permanece em produção após quase cinquenta anos
de seu primeiro vôo, e continua imbatível em sua categoria.
Origem: EUA
Tipo de aeronave:
Helicóptero de transporte médio
Velocidade Máxima: 265
km/h
Alcance: 2.020 km
Teto operacional:
Comprimento: 30,18 m
Diâmetro do Rotor: 18,29
m
Altura: 5,68 m
Peso ( vazio | máximo ) :
10.475 kg | 22.680 kg
Motores: 2 x Lycoming
T55-L-712
Empuxo: 2 x 3.750 shp
Armamento: Não possuí
armamentos
Países operadores:
Argentina, Australia, Coréia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Grã-Bretanha,
Grécia, Holanda, Irã, Itália, Japão, Líbia, Marrocos, Singapura, Taiwan,
Tailândia, Turquia
Fonte: Military Power, Aviões de Combate
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